A Jornada de Matemática envolve alunos de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental, das escolas da rede estadual e municípios parceiros. O objetivo principal é criar, na sala de aula, um contexto favorável à aprendizagem das diversas modalidades de cálculo e resolução de problemas.
O objetivo dessa iniciativa é mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações que visem à ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos.
Pensando nisso, a Jornada foi planejada em Fases, da sala de aula até a final estadual. Na Fase Escola estão previstas atividades individuais, em equipes e interclasses. Para tanto, são formadas, em cada classe, equipes de cinco alunos, que realizam as atividades especialmente elaboradas para avaliar as diferentes formas de calcular e resolver problemas. Ao final desse processo, cada escola escolhe uma equipe que reuniu o maior número de pontos.
O objetivo dessa iniciativa é mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações que visem à ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos.
Pensando nisso, a Jornada foi planejada em Fases, da sala de aula até a final estadual. Na Fase Escola estão previstas atividades individuais, em equipes e interclasses. Para tanto, são formadas, em cada classe, equipes de cinco alunos, que realizam as atividades especialmente elaboradas para avaliar as diferentes formas de calcular e resolver problemas. Ao final desse processo, cada escola escolhe uma equipe que reuniu o maior número de pontos.
Na contagem dos pontos, devem ser considerados somente os quatro melhores resultados dos integrantes do grupo (o pior resultado será desconsiderado). Essa equipe passará para a Fase Diretoria de Ensino, ou seja, as equipes vencedoras de cada escola, de uma mesma Diretoria, disputarão uma vaga para a próxima fase. De cada Diretoria de Ensino sairá apenas uma equipe vencedora. Na Fase Semifinal de Polos as Diretorias de Ensino serão agrupadas em polos regionais. Desta fase sairá uma equipe em cada polo que concorrerá na Fase Final de Polos. Para a Fase Final de Polos, as equipes melhor pontuadas na fase anterior serão agrupadas em seis polos, sendo três da capital e Grande São Paulo e três do interior e litoral. A equipe finalista de cada polo participará da Fase Final Estadual em São Paulo.
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2014
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2015 - Municípios
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2016
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2016 - Municípios
- Clique aqui para baixar o Documento Ler e Escrever - Jornada de Matemática
- Clique aqui para baixar o Documento Ler e Escrever - Jornada de Matemática - Situações-problema
5° Anos
Clique nas atividades abaixo para fazer o download.
Atividades 5º ano - 2014
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Atividades 5º ano - 2015
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Visualize as fotos da Fase Diretoria de Ensino
Clique aqui para baixar o documento sobre a pontuação.
Clique aqui para baixar a planilha para inserção de notas.
Atividades 6º ano - 2016
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Atividades 6º ano - 2017 - Fase de Polos - Kit 1
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2016
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2016 - Municípios
- Clique aqui para baixar o Documento Ler e Escrever - Jornada de Matemática
- Clique aqui para baixar o Documento Ler e Escrever - Jornada de Matemática - Situações-problema
5° Anos
Atividades 5º ano - 2014
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Atividades 5º ano - 2015
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2016
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2017 - Final - Município (Franca)
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2018 - Semifinal
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2016
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2016 - Município (Franca)
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - Semifinal - 2017
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - Final - 2017
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2017 - Semifinal - Município (Franca)Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2016 - Município (Franca)
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - Semifinal - 2017
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - Final - 2017
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2017 - Final - Município (Franca)
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2018 - Semifinal
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 5º ano - 2018 - Final
Atividades 5º ano - 2018 - Município (Franca)
6° Anos
Visualize as fotos da Fase Diretoria de Ensino
I Jornada da Matemática dos 6º anos
Clique aqui para baixar a planilha para inserção de notas.
Atividades 6º ano - 2016
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Atividades para a interclasse do 6º ano - 2016
Atividades 6º ano - Fase Diretoria de Ensino - 2016
II Jornada da Matemática dos 6º anos - 2017
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 6º ano - 2017 - Fase de Polos - Kit 2
Situações-problemas - Não ConvencionaisAtividades 6º ano - 2017 - Fase Semifinal
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 6º ano - 2018 - Semifinal
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 6º ano - 2018 - Final
Situações-problemas - Não Convencionais
Atividades 6º ano - 2017 - Fase Final
Situações-problemas - Não Convencionais
III Jornada da Matemática dos 6º anos - 2017
Atividades 6º ano - 2018 - Final
Bom demais! Vamos multiplicar na escola!
ResponderExcluirComo eu Fasso para conseguir ser mais ágil no stop ?
ResponderExcluirÉ só estudar
ExcluirTentar perceber alguns pontos que facilitam. Por exemplo: 19 + 20 é o mesmo que 20 + 20 - 1; outro: 20 x 1/2 é igual 20 dividido por 2. Peça a ajuda ao seu professor para encontrar outras estratégias.
ExcluirMeu grupo venceu na escola e entrei aqui por indicação da minha professora...amei o site está me ajudando muito
ResponderExcluirFicamos felizes por terem vencido e por terem gostado do site. Obrigado por participar e parabéns pela conquista.
ExcluirAchei o projeto muito interessante! Sou PCNP na Diretoria de Ensino de São José dos Campos e gostaria de um contato para conhecer melhor e estudar a possibilidade de implementar o projeto em minha DE.
ResponderExcluirMUITO BOM, GOSTEI
ResponderExcluir