Jornada de Matemática


A Jornada de Matemática  envolve alunos de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental, das escolas da rede estadual e municípios parceiros. O objetivo principal é criar, na sala de aula, um contexto favorável à aprendizagem das diversas modalidades de cálculo e resolução de problemas.
O objetivo dessa iniciativa é mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações que visem à ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos.
Pensando nisso, a Jornada foi planejada em Fases, da sala de aula até a final estadual. Na Fase Escola estão previstas atividades individuais, em equipes e interclasses. Para tanto, são formadas, em cada classe, equipes de cinco alunos, que realizam as atividades especialmente elaboradas para avaliar as diferentes formas de calcular e resolver problemas. Ao final desse processo, cada escola escolhe uma equipe que reuniu o maior número de pontos.
Na contagem dos pontos, devem ser considerados somente os quatro melhores resultados dos integrantes do grupo (o pior resultado será desconsiderado). Essa equipe passará para a Fase Diretoria de Ensino, ou seja, as equipes vencedoras de cada escola, de uma mesma Diretoria, disputarão uma vaga para a próxima fase. De cada Diretoria de Ensino sairá apenas uma equipe vencedora. Na Fase Semifinal de Polos as Diretorias de Ensino serão agrupadas em polos regionais. Desta fase sairá uma equipe em cada polo que concorrerá na Fase Final de Polos. Para a Fase Final de Polos, as equipes melhor pontuadas na fase anterior serão agrupadas em seis polos, sendo três da capital e Grande São Paulo e três do interior e litoral. A equipe finalista de cada polo participará da Fase Final Estadual em São Paulo.

 - Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2014

- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2015 - Municípios


     
- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2016 


      

- Clique aqui para visualizar as fotos da Jornada de Matemática 2016 - Municípios


- Clique aqui para baixar o Documento Ler e Escrever - Jornada de Matemática
- Clique aqui para baixar o Documento Ler e Escrever - Jornada de Matemática - Situações-problema





5° Anos

Clique nas atividades abaixo para fazer o download.

Atividades 5º ano - 2014
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa

Atividades 5º ano - 2015
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais

Atividades 5º ano - 2016 
Atividades 5º ano - 2017 - Semifinal - Município (Franca)
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais

Atividades 5º ano - 2017 - Final - Município (Franca)
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais









Atividades 5º ano - 2018 - Semifinal
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Situações-problemas - Não Convencionais


Atividades 5º ano - 2018 - Final

Atividades 5º ano - 2018 - Município (Franca)

6° Anos


Visualize as fotos da Fase Diretoria de Ensino


I Jornada da Matemática dos 6º anos


Clique aqui para baixar o documento sobre a pontuação.

Clique aqui para baixar a planilha para inserção de notas.

Atividades 6º ano - 2016
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa
Atividades para a interclasse do 6º ano - 2016

Atividades  6º ano - Fase Diretoria de Ensino - 2016
   
II Jornada da Matemática dos 6º anos - 2017

Atividades 6º ano - 2017 - Fase de Polos - Kit 1
Stop Coletivo
Stop Individual
Estimativa

7 comentários:

  1. Bom demais! Vamos multiplicar na escola!

    ResponderExcluir
  2. Como eu Fasso para conseguir ser mais ágil no stop ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentar perceber alguns pontos que facilitam. Por exemplo: 19 + 20 é o mesmo que 20 + 20 - 1; outro: 20 x 1/2 é igual 20 dividido por 2. Peça a ajuda ao seu professor para encontrar outras estratégias.

      Excluir
  3. Meu grupo venceu na escola e entrei aqui por indicação da minha professora...amei o site está me ajudando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por terem vencido e por terem gostado do site. Obrigado por participar e parabéns pela conquista.

      Excluir
  4. Achei o projeto muito interessante! Sou PCNP na Diretoria de Ensino de São José dos Campos e gostaria de um contato para conhecer melhor e estudar a possibilidade de implementar o projeto em minha DE.

    ResponderExcluir