O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em
software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic
Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica
orientada a objetos). Ele foi e continua sendo desenvolvido
continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o
mundo, que também constituem um grupo de suporte aos usuarios, acréscimo
de novas funcionalidades, etc., sob a filosofia GNU de software livre.
Uma fundação (www.moodle.org) e uma empresa (www.moodle.com) fornecem,
respectivamente, o apoio para o desenvolvimento do software e sua
tradução para dezenas de idiomas, e apoio profissional à sua instalação.
Atualmente o Moodle é um sistema consagrado, com uma das maiores bases
de usuários do mundo, com mais de 25 mil instalações, mais de 360 mil
cursos e mais de 4 milhões de alunos em 155 países, sendo que algumas
universidades baseiam toda sua estratégia de educação a distância na
plataforma Moodle. O sistema é extremamente robusto, suportando dezenas
de milhares de alunos em uma única instalação. A maior instalação do
Moodle tem mais de 6 mil cursos e mais de 45.000 alunos. A Universidade
Aberta da
Inglaterra recentemente adotou o Moodle para seus 200.000 estudantes, assim como a Universidade Aberta do Brasil. O Moodle tem a maior participação de mercado internacional, com 54% de todos os sistemas de apoio on-line ao ensino e aprendizado.
Inglaterra recentemente adotou o Moodle para seus 200.000 estudantes, assim como a Universidade Aberta do Brasil. O Moodle tem a maior participação de mercado internacional, com 54% de todos os sistemas de apoio on-line ao ensino e aprendizado.
A filosofia educacional sobre a qual se baseia o Moodle é a do
construcionismo, que afirma que o conhecimento é construído na mente do
estudante, ao invés de ser transmitido sem mudanças a partir de livros,
aulas expositivas ou outros recursos tradicionais de instrução. Deste
ponto de vista os cursos desenvolvidos no Moodle são criados em um
ambiente centrado no estudante e não no professor. O professor ajuda o
aluno a construir este conhecimento com base nas suas habilidades e
conhecimentos próprios, ao invés de simplesmente publicar e transmitir
este conhecimento. Por esta razão, o Moodle dá uma grande ênfase nas
ferramentas de interação entre os protagonistas e participantes de um
curso. A filosofia pedagógica do Moodle também fortalece a noção de que o
aprendizado ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos.
Neste sentido, o Moodle inclui ferramentas que apóiam o compartilhamento
de papéis dos participantes (nos quais eles podem ser tantos formadores
quanto
aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., assim como ambientes de diálogo, como diários, fóruns, batepapos, etc. (Fonte: www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf)
aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., assim como ambientes de diálogo, como diários, fóruns, batepapos, etc. (Fonte: www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf)
Diante de tudo isso, a equipe Ciências da Natureza busca alcançar mais
esta possíbilidade, para criar e disponibilizar cursos com certificação
para os professores da Diretoria. Em breve estaremos criando este espaço
de interação, que permitirá a troca de experiências e conhecimentos.
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