O Dia da Matemática é celebrado anualmente em 6 de maio.
Também conhecido como Dia do
Matemático ou Dia Nacional da Matemática, esta data é destinada a homenagear os
profissionais dedicados em estudar esta importante matéria. A matemática é
considerada essencial para o processo de evolução das sociedades. Esta data
visa incentivar o interesse dos alunos pela matemática, a partir da aplicação
de metodologias de ensino dinâmicas e didáticas por parte das escolas.
Origem do Dia da Matemática
Esta data é comemorada
informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática há muito tempo,
mas apenas a partir do decreto de lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, que o
Dia da Matemática passou a ser oficialmente reconhecido no país.
A escolha do 6 de maio é uma
homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escrito
brasileiro que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.
O Homem que Calculava, a sua obra
de maior sucesso (e um dos maiores sucessos de venda da literatura brasileira
em todo o mundo) já foi traduzido para doze idiomas. O pseudônimo que utilizava
era Malba Tahan, em quase todos os seus 69 livros de contos.
Sugestões de Atividades
Aequilibrium - O professor poderá propor uma disputa entre os alunos para verificar o raciocínio e estratégias utilizadas para resolução do problema (equilibrar os sólidos).
Jogo dos palitos - A ideia é que em grupos os alunos resolvam as situações em um menor tempo possível. O aluno deverá mover ou retirar palitos de acordo com o enunciado do problema.
Jogo do sapo - O propósito final é transferir um
Grupo de 3 Sapos para o lado oposto do ponto onde se encontram.
Expressões - Os alunos (em grupos) deverão resolver no menor tempo possível a cartela com algumas expressões.
Jogo da Travessia do Rio - O objetivo do jogo é atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio.
Matemágica - desenvolver
habilidades de cálculo mental e estimativa
Cercar o gato - Utilizar o raciocínio de forma a conseguir cercar o animal com o menor número de jogadas possível
Tangram - Outra sugestão é trabalhar a geometria por meio do Tangram. Os grupos competirão e o vencedor será aquele que montar determinado grupo de imagens em um menor tempo. Poderá ser utilizado o Tangram físico ou o virtual.
RapidMath - Esse jogo requer que o jogador seja ágil na execução dos
cálculos das operações fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e
Divisão) de números naturais. O grau de dificuldade aumenta no decorrer do
jogo.
Sugestão de atividade para a Resolução de Problema - atividade desenvolvida na escola Helena Cury de Tacca em Franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário